Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Marcos Perestrello preside ao encerramento da Conferência “NATO Cyber Defence Smart Defence Projects” 
 
 
O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidiu, no dia 28 de abril, ao encerramento da 3ª Conferência “NATO Cyber Defence Smart Defence Projects”, na Academia Militar (Amadora).

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidiu, no dia 28 de abril, ao encerramento da 3ª Conferência “NATO Cyber Defence Smart Defence Projects”, na Academia Militar (Amadora).

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, durante a sua alocução, referiu que a declaração conjunta assinada em Varsóvia, em julho de 2016, conferiu um novo impulso à cooperação estratégica NATO-UE, salientando a necessidade de adotar um quadro multidimensional (NATO-UE) e uma abordagem sinérgica (Smart Defence e Pooling and Sharing) para reforçar a complementaridade dos esforços conjuntos a desenvolver no domínio da Cibersegurança e da Ciberdefesa.

“Estou plenamente convicto de que os temas da ordem do dia desta 3ª conferência e do debate subsequente, contribuíram para reforçar os esforços da NATO e da UE em defender o uso “gratuito” e fiável do Ciberespaço, resultando assim, em efeitos tangíveis”.

Realçando o empenho de Portugal na Ciberdefesa, o Secretário de Estado acrescentou que “no quadro da UE, Portugal, juntamente com a França, é a primeira nação no desenvolvimento da Disciplina de Defesa Cibernética do Grupo de Formação Militar da União Europeia e que assumirá, também, a responsabilidade de gerir a futura Plataforma de Formação e Exercícios Centrados de Defesa Cibernética da UE”.

“Não só protegeremos as nossas infraestruturas nacionais, como também contribuiremos ativamente para a proteção do uso legítimo e pacífico do ciberespaço como um todo global”, concluiu Marcos Perestrello.

Na mesa da sessão de encerramento, estiveram o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, e o Comandante da Academia Militar, Major-General Vieira Borges.

A Conferência foi organizada pelo Ministério da Defesa Nacional com o apoio da “NATO Allied Command Trasnformation”, “Industry Cyber Partnership”, CIIWA, “EuroDefense” e AFCEA Portugal, e contou com intervenções de especialistas militares e civis portugueses e estrangeiros, do Governo e do setor privado e comunidade nacional e internacional.

Atualizado em: 03-05-2017 00:55 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer