Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
LUSITANO17 demonstra a "excelência das nossas Forças Armadas" 
 
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu, durante a manhã da passada quinta-feira, juntamente com o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, ao exercício Lusitano 2017
 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu, durante a manhã da passada quinta-feira, juntamente com o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, ao exercício Lusitano 2017.

Para o Presidente da República, o Lusitano17 é um “exercício plenamente bem-sucedido em todas as suas fases”, que demonstra realmente a “excelência das nossas Forças Armadas testada no terreno”.

O Presidente da República e o Ministro da Defesa Nacional assistiram, juntamente com o Presidente do Governo Regional e outras entidades regionais, à fase final do Exercício Lusitano17 na Base Aérea n. º 4, na Ilha Terceira, onde a Força de Reação Imediata (FRI), num País fictício designado por “Gabulândia”, teve de reagir a diversos incidentes inseridos num cenário de proteção e evacuação de cidadãos nacionais em áreas de tensão ou crise.

Para o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, o Lusitano17 teve quatro objetivos específicos: exercitar o apoio das Forças Armadas ao serviço regional de Proteção Civil dos Açores em situação de catástrofe; exercitar e avaliar as capacidades de reforço militar dos Açores; treinar e testar os planos de defesa das unidades/estabelecimentos/órgãos das Forças Armadas face a uma alteração dos estados de segurança perante uma possível ameaça de grupos extremistas; e, por último, certificar a FRI para o ano de 2018, num cenário de evacuação de cidadãos nacionais em área de crise.

O Lusitano é um exercício anual sob a responsabilidade do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, que tem como primeiro objetivo o treino operacional conjunto dos três ramos; na sua edição de 2017 envolveu cerca de 843 militares.

Atualizado em: 30-10-2017 11:34 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer