Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Inquérito Dia da Defesa Nacional - 2016 
 
 
Ao completarem 18 anos, todos os jovens portugueses são chamados a participar no Dia da Defesa Nacional (DDN).

Ao completarem 18 anos, todos os jovens portugueses são chamados a participar no Dia da Defesa Nacional (DDN). Desde que foi instituído, em 2004, mais de um milhão e cem mil jovens participaram no DDN. Todos os anos o Ministério da Defesa Nacional realiza um inquérito para conhecer as opiniões dos participantes.
Na edição de 2016, os inquiridos manifestaram uma opinião muito positiva sobre o modelo do DDN e as Forças Armadas.
Cerca de quatro quintos dos inquiridos consideram ter tido uma experiência positiva ou muito positiva no Dia da Defesa Nacional (79,2%).
Mais de metade afirma que se lhe fosse dada essa possibilidade gostaria de passar uma semana numa unidade militar (58,85%).
No final da experiência, quando inquiridos, cerca de três quartos dos jovens dizem ter mudado para melhor a sua opinião sobre as Forças Armadas (75,8%).
Cerca de 43,2% consideram mesmo a possibilidade de ingressar nas Forças Armadas, enquanto cerca de 17,5% admitem ainda não ter opinião formada.
Na edição de 2016, o DDN demonstrou um aumento de atratividade junto dos jovens mais escolarizados.
Estes são alguns dos dados que podem ser consultados no relatório-síntese do inquérito de 2016
 
Quem participa no Dia da Defesa Nacional
Em 2017 o DDN espera receber, entre 10 de janeiro e 7 de dezembro de 2017, cerca de 136 mil cidadãos portugueses nascidos no ano de 1998.
Numa tentativa de aproximação aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, o Ministério da Defesa Nacional realizou pela primeira vez, em 2016, o Dia da Defesa Nacional junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro. Em agosto 400 jovens participaram no DDN a bordo da Sagres no Brasil durante os Jogos Olímpicos.
Atualmente todos os cidadãos portugueses quando perfazem 18 anos têm o dever militar de comparecer no Dia da Defesa Nacional. Desde a sétima edição, em 2010-11, que o DDN foi estendido às mulheres, pela introdução da igualdade de género no exercício dos deveres militares.  
 
Como é o Dia da Defesa Nacional
O Dia decorre entre as 9h00 da manhã e as 17h30. As unidades militares onde se realiza o DDN estão localizadas o mais próximo possível da área de residência dos jovens, sendo a alimentação fornecida pelos centros de divulgação da Defesa Nacional. Caso não seja possível chegar por meios próprios, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, entidade responsável pela organização do DDN, providenciará a requisição de transporte público ou disponibilizará um autocarro.
O DDN procura sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, destacando o seu caráter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo uma consciencialização no sentido de reconhecerem que a “Defesa Nacional é um dever de todos”.
Desde 2014, os jovens têm experimentado um modelo novo do DDN. Com este novo formato reforça-se a mensagem da componente militar da Defesa Nacional, através da realização num espaço específico destinado a cada um dos ramos das Forças Armadas, no qual existe uma maior interação com o meio envolvente. O DDN conta ainda com participações de entidades representativas das componentes não militares da Defesa, evidenciando o âmbito bem mais alargado e multidimensional em que este deve ser inserido.
Em 2004 foi instituído como dever militar e de cidadania o Dia da Defesa Nacional. Este dia visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, permitindo uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar, constituindo hoje em dia por vezes a única ocasião de contacto direto da juventude com as Forças Armadas Portuguesas.

Relatório DDN - Síntese 2016 (PDF, 44 Pág., 1284 KB)

Apresentação DDN 2016 (PDF, 33 Pág., 1722 KB)

 

 

Atualizado em: 27-03-2017 15:36 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer