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Ministro da Defesa Nacional participa em iniciativas académicas no âmbito do CEDN 
 
 
José Pedro Aguiar-Branco participou, hoje, na Universidade do Minho, em Braga, e na Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, em duas iniciativas académicas destinadas à divulgação do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).
 

Na Universidade do Minho, José Pedro Aguiar-Branco assistiu à simulação de uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, realizada por estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais, onde foi discutida a participação das Forças Armadas portuguesas na resolução de um conflito fictício na região do Sahel.

No final da “reunião”, o Ministro da Defesa Nacional felicitou a iniciativa e relembrou que a Defesa Nacional “não se circunscreve ao território nacional”:

“Quando estamos a combater as ameaças”, ainda que longe do País, “estamos a proteger o nosso território” e a contribuir para a “segurança cooperativa”, frisou o Ministro da Defesa Nacional, acrescentando que a participação dos nossos militares em missões no exterior dá-nos as condições necessárias para “exigirmos auxílio” aos outros países aliados, quer no âmbito da União Europeia, quer no âmbito da NATO.

José Pedro Aguiar-Branco referiu ainda que as Forças Nacionais Destacadas têm um “nível de ambição” elevado para operar em cenários internacionais e deu como exemplo o recente golpe de estado na Guiné, cuja força militar portuguesa foi projetada apenas “36 horas após a tomada de decisão”.

Na Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, o Ministro da Defesa Nacional assistiu à apresentação de sete trabalhos de grupo dos alunos do 12. º ano de Humanidades, desenvolvidos no âmbito das ameaças e dos valores definidos no novo CEDN.

As “doenças e pandemias”, os “conflitos regionais”, a “cibercriminalidade”, a “proliferação de armas de destruição massiva”, as “catástrofes naturais”, o “tráfico de pessoas” e o “terrorismo” foram os temas abordados.

No final da aula, José Pedro Aguiar-Branco destacou a importância da disciplina de geografia, por considerar que existe uma interação “racional e lógica” entre os assuntos abordados na mesma.

Atualizado em: 05-12-2013 09:22 
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