Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
"Honrar os Combatentes é Honrar Portugal" 
 
 
Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, esteve na cerimónia de Homenagem aos Combatentes, na Carregueira, no sábado, dia 27 de fevereiro.
   

“Lembrar os combatentes, homenagear os combatentes, honrar os combatentes, é lembrar Portugal, homenagear Portugal, honrar Portugal, os seus maiores e todos os que aqueles que se orgulham de ser Portugueses”, declarou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na cerimónia de Homenagem aos Combatentes, na qual foi inaugurado o Padrão aos Combatentes, na Carregueira, no sábado 27 de fevereiro.

O Secretário de Estado sublinhou na cerimónia organizada pelas autoridades locais da Carregueira, na Chamusca, que o Padrão aos Combatentes homenageia os que estão vivos, mas também aqueles “rapazes que ainda lá estão, quedos e mudos à espera da nossa voz”, citando Lobo Antunes. Marcos Perestrello assegurou ainda que “os combatentes desta terra do Ribatejo” não serão esquecidos.

Para Marcos Perestrello, “a Nação que não reconhece os seus combatentes, não se reconhece a si mesma. Portugal não pode nem deve esquecer o esforço de milhares de portugueses que, ao longo de oito séculos, se impuseram na defesa da soberania de Portugal. Portugal deve aos seus combatentes a estabilidade dos seus territórios e uma parte importante do seu prestígio internacional – maior do que faria supor a sua geografia”.

O Secretário de Estado salientou ainda como “Portugal é um país de Paz” e recordou que “durante todo o século XX e XXI as nossas forças armadas empregues na Grande Guerra, cujo centenário evocamos este ano, na Guerra do Ultramar e nas operações de paz, nunca iniciaram as hostilidades nem invadiram nunca nenhum país, nem território”.

Marcaram presença na Homenagem aos Combatentes da Freguesia da Carregueira antigos combatentes, deputados, bem como, o Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Carlos Pombo, o Presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, que fizeram intervenções.

Intervenção do Secretário de Estado da Defesa Nacional na cerimónia de Homenagem aos Combatentes

 

Atualizado em: 16-03-2016 10:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer