Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Governo autoriza novas viaturas táticas médias ligeiras para reforçar Exército 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou o procedimento de formação contratual, a realizar-se através da NATO Support Procurement Agency
 

Modernização das Forças Armadas

 

Governo autoriza novas viatura táticas médias ligeiras para reforçar Exército

 

- Aquisição de 47 viaturas táticas médias blindadas e não blindadas

- Aquisição será conduzida pela NSPA (NATO Support Procurement Agency)

 

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou o procedimento de formação contratual, a realizar-se através da NATO Support Procurement Agency, com vista à aquisição de 35 Viaturas Táticas Médias Blindadas e 12 Viaturas Táticas Médias Não Blindadas, para reforçar o Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército. 

A aquisição destas viaturas é um projeto a executar durante 8 anos (2016 a 2023) e não poderá exceder o montante de 13.33M€, conforme se encontra estabelecido na Lei de Programação Militar.

As viaturas 4x4 Porta Shelter SIC-T (blindadas e não blindadas) foram identificadas como necessárias para a edificação da Capacidade de Comando e Controlo Terrestre, dotando o Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército com um grau de mobilidade tática terrestre e proteção blindada ligeira.

A aquisição destas viaturas está contemplada na Lei de Programação Militar, através da Capacidade Comando e Controlo Terrestres, na categoria ML6 – Veículos Terrestres e seus componentes.

O Ministro da Defesa Nacional delegou no Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, a competência para conduzir, em representação do Estado Português, o acordo que titulará as condições técnicas e financeiras da prestação de serviços de procurement pela NSPA. Será ainda constituída uma equipa de missão com elementos do Exército e da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional para acompanhar todo o procedimento a ser conduzido por esta agência da NATO.

 

07 de novembro de 2016

 

 

Atualizado em: 28-11-2016 18:57 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer