Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Fortaleza de São Julião acolhe Conselho de Ministros 
 
 
A Fortaleza de São Julião da Barra (FSJB), em Oeiras, foi o cenário escolhido para a reunião do Conselho de Ministros que decorreu no dia 3 de março, com especial enfoque nos assuntos do Mar.
 

A Fortaleza de São Julião da Barra (FSJB), em Oeiras, foi o cenário escolhido para a reunião do Conselho de Ministros que decorreu dia 3 de março, com especial enfoque nos assuntos do Mar.

A habitual reunião do Conselho de Ministros foi presidida, pela primeira vez nos últimos 20 anos, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a convite do Primeiro-Ministro, António Costa, num ato previsto no artigo 133. º na Constituição.

No final do encontro, Cavaco Silva e António Costa fizeram uma declaração aos jornalistas a propósito dos diplomas aprovados na sessão, onde o Presidente da República sublinhou a importância para a definição de “uma estratégia do mar”, relembrando a ligação do País “ao mar, pela história e a geografia” e com uma “enorme riqueza em biodiversidade marinha". Para Aníbal Cavaco Silva, o maior desafio atualmente é “convencer os investidores nacionais e internacionais a investir na economia do mar”.

António Costa, por sua vez, referiu que a implementação de uma estratégia para o Mar constitui uma “prioridade política” do seu Governo, em linha de continuidade com a “mensagem e o desígnio nacional que o Presidente pretendeu construir ao longo dos seus mandatos”.

Esta reunião serviu ainda para marcar o último encontro institucional entre o Presidente da República, cujo mandato terminou a 9 de março, e o Primeiro-Ministro.

O local onde decorreu, na FSJB, está historicamente ligado ao Mar, tendo servido de Defesa da barra de Lisboa, entre os séculos XVII e XVII, em articulação com o Farol do Bugio.

Atualizado em: 16-03-2016 21:55 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer