Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Força Aérea recebe Ministro da Defesa Nacional 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou esta manhã a Força Aérea, em Alfragide e Monsanto.
 

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou esta manhã a Força Aérea, em Alfragide e Monsanto.

Os governantes foram recebidos pelo General José Araújo Pinheiro, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea e por todos os Generais responsáveis pelos Comandos Funcionais e Direções, naquela que foi a primeira visita de Azeredo Lopes à Força Aérea enquanto Ministro.

Após as honras militares, o General José Araújo Pinheiro apresentou um briefing sobre a missão, os compromissos internacionais, os meios e capacidades. Para o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, “esta é uma força pequena, equilibrada e capaz, apresentando-se como credível, flexível e com capacidade de resposta, providenciando opções coerentes para a decisão política”.

Quanto aos desafios que a Força Aérea enfrenta, o General alertou para a dificuldade em três vetores: prontidão das tripulações, nomeadamente ao nível das horas de voo e qualificação; regeneração de meios, como a sustentação e atualização de frota; e, por último, a retenção e regeneração de efetivos.

O Ministro da Defesa Nacional sublinhou “o esforço de modernização e profissionalização levado a cabo pela Força Aérea nos últimos anos, em circunstâncias muito difíceis, o que revelou uma capacidade notória de otimização de recursos”.

Azeredo Lopes afirmou que também encara com alguma preocupação a substituição dos meios face aos recursos disponíveis, destacando a estabilidade da “família militar” como prioridade do esforço orçamental.

De seguida o Ministro, o Secretário de Estado e o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea visitaram o Comando Aéreo, em Monsanto, onde o Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General Barros Ferreira, apresentou a missão e as competências do comando.

Atualizado em: 28-01-2016 15:59 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer