Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Força Aérea apoia a vigilância do Mediterrâneo 
 
 
A Força Aérea Portuguesa destacou uma aeronave C-295M e 18 militares para apoiar as autoridades italianas na Vigilância Marítima no Mar Mediterrâneo, no âmbito da Operação JO TRITON 2016, da FRONTEX.
 

A Força Aérea Portuguesa destacou uma aeronave C-295M e 18 militares para apoiar as autoridades italianas na Vigilância Marítima no Mar Mediterrâneo, no âmbito da Operação JO TRITON 2016, da agência FRONTEX. Esta Força Nacional Destacada, com meios da Esquadra 502 – Elefantes, vai operar a partir de Sigonella, em Itália, entre 1 de maio a 30 de junho, vigiando a costa italiana e a costa do Norte de África.

A Esquadra 502 Elefantes da Força Aérea Portuguesa já participou em quatro missões da Agência FRONTEX no ano passado, tendo efetuado uma missão idêntica entre 1 e 31 de outubro de 2015, na qual efetuou 32317 km e cobriu uma área de 1936180 Km². A Esquadra 601 – Lobos também foi destacada pela Força Aérea, para a Operação TRITON, duas vezes em 2015 e uma entre 1 a 31 de março de 2016. 

A agência FRONTEX não substitui as atividades de controlo das fronteiras da UE, providencia antes um apoio adicional de equipamento técnico e de guardas costeiros da UE dada a pressão acrescida dos movimentos migratórios. TRITON é uma Operação Conjunta coordenada pela FRONTEX.

No total, 26 estados-membros europeus participam no TRITON através do destacamento de especialistas ou de equipamento técnico: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, República Checa, Suécia, Suíça.

Todos os meios marítimos e aéreos operam sob a coordenação do Centro de Coordenação Internacional. Esta estrutura de coordenação é composta pelas autoridades italianas, pelo gabinete de coordenação da FRONTEX e pelos representantes das autoridades das guardas costeiras dos estados-membros participantes.

Lista de missões anteriores no âmbito da FRONTEX

 

Atualizado em: 24-05-2016 20:29 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer