Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Força Aérea recebe a última das 5 aeronaves P3-C CUP+ORION 
 
 
Numa cerimónia onde estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional, o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.
 

A Força Aérea recebeu hoje, na base aérea de Beja, a última das cinco aeronaves P3-C CUP+ORION, que vieram substituir a frota de P-3P, com mais de 20 anos e 25 mil horas de voo.

As aeronaves P3-C CUP+, adquiridas à Real Marinha Holandesa, em 2005, foram entretanto atualizadas com um conjunto de modernos sensores e um sistema tático de missão completamente integrado, mas mantêm todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente na Busca e Salvamento.

A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a autonomia, o raio de ação, a velocidade e a capacidade de operar em condições meteorológicas adversas, resultaram num sistema extremamente versátil e flexível, ajustado às necessidades reais da Força Aérea Portuguesa.

O P-3C CUP+ iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, na Operação "Ocean Shield" ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%. Participa ainda regularmente nas missões da Operação “Active Endeavour” da NATO, para a prevenção da movimentação terrorista e de armas de destruição maciça.

O Ministro da Defesa Nacional, que presidiu hoje à cerimónia em Beja, realçou que com estas aeronaves a Força Aérea ganha "uma dimensão de intervenção multidisciplinar", que é "muito importante" para missões de serviço público, como as de busca e salvamento e as de fiscalização de toda a zona marítima portuguesa”.

VÍDEO

Atualizado em: 19-12-2012 10:59 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer