Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
F-16 modernizados já voam nos céus da Roménia 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participou, no passado dia 7 de outubro, na cerimónia de receção dos primeiros seis F-16 ao Primeiro-Ministro da Roménia
 

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participou, no passado dia 7 de outubro, na cerimónia de receção dos primeiros seis F-16 ao Primeiro-Ministro da Roménia, Dacian Julien Ciolos, e ao Ministro da Defesa Nacional da Roménia, Mihnea Ioan Motoc. Os governantes romenos consideraram a cooperação “de excelência”, destacaram a solidariedade entre aliados e demonstraram vontade em aprofundar relações com Portugal em mais áreas. A cerimónia realizou-se na Base Aérea 86, em Borcea, na Roménia, um momento considerado histórico.

"Este é um dia histórico não só para Portugal e para a Roménia, mas também para a política europeia comum de segurança e defesa. Estamos aqui a celebrar o reforço das nossas relações bilaterais entre Portugal e a Roménia, bem como a celebrar as relações entre três fortes aliados", declarou o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, referindo-se aos EUA, que colaboraram no projeto de modernização e transferência dos F-16 para a Roménia.

“Tem um sentimento especial ver os F-16 aqui na Roménia, a voar na sua nova casa, tal não seria possível sem o profissionalismo e dedicação de todos os intervenientes”, afirmou Azeredo Lopes, desejando que se mantenham as sinergias geradas com este projeto e se estendam a outros projetos comuns. O Ministro realçou a relação desenvolvida em diferentes áreas de defesa, afirmando que a cooperação entre os dois países “vai muito além daquilo que hoje aqui celebramos, só para o biénio 2016/17 contempla as áreas da ciberseguranca, dos drones, do armamento químico e biológico e da formação técnico-militar".

Para o Ministro da Defesa Romeno, este também é um dia significativo: "Hoje é um dia histórico para a Roménia. A entrada da Roménia no clube F-16 é um ato estratégico. Os acordos com Portugal e os EUA representaram a melhor opção, tanto no contexto da NATO, como a nível mundial", afirmou Mihnea Ioan Motoc, considerando que "o programa de modernização assinado em 2013 está a decorrer como planeado e é um exemplo de eficiência e profissionalismo que pretendemos aprofundar noutras áreas de cooperação".

O Primeiro-Ministro da Roménia, Dacian Julien Ciolos, defendeu que "o acordo entre a Roménia e Portugal, que permitiu a modernização e entrega destes F-16, representa um modelo de cooperação eficiente e profissional que é um reflexo da nossa solidariedade comum". Tal como os Ministros da Defesa, o Primeiro-Ministro romeno demonstrou vontade em desenvolver a cooperação em mais áreas: "Estou certo de que esta cooperação de excelência é um bom ponto de partida para aprofundar as nossas relações noutras áreas, designadamente ao nível económico, onde existe grande potencial para a cooperação entre os nossos dois países", concluiu Dacian Julien Ciolos.

Os governos de Portugal e da Roménia acordaram em setembro de 2013 a venda de doze aeronaves F-16 MLU para equipar a Força Aérea Romena. As primeiras seis aeronaves foram entregues numa cerimónia que decorreu na Base Aérea de Monte Real, que contou com a presença do Primeiro-Ministro Português e dos Ministros da Defesa dos respetivos países. Os restantes F-16 serão entregues em duas fases: três até final do ano e mais três em setembro de 2017.

As aeronaves foram transformadas para a versão romena e submetidas a um rigoroso programa de modernização, inspeções e ações de manutenção conduzidas pela Força Aérea Portuguesa. No âmbito do contrato celebrado, a Força Aérea tem vindo a ministrar formação a nove pilotos e a cerca de 80 técnicos das áreas de manutenção, operações e logística.

 

 

Alocução do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

 

Atualizado em: 27-10-2016 09:49 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer