Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Exército na prevenção e combate aos fogos florestais 
 
 
Em 2012, no âmbito deste plano, foram mobilizadas pelo Exército 93 unidades militares e um total de 2250 militares. 

Desde 1975 que o Exército Português tem vindo a participar no apoio à prevenção e combate aos fogos florestais, no âmbito das suas Missões de Interesse Público.

No âmbito desta participação destaca-se a intervenção do Exército na prevenção e combate aos fogos florestais desenvolvido, nos últimos anos, no âmbito do Plano Lira.

Através deste Plano o Exército coopera, a pedido, com a estrutura Nacional de Proteção Civil, na defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente nas ações de rescaldo, vigilância ativa e no apoio logístico às Corporações de Bombeiros, Serviços Florestais, e outros Serviços de Proteção Civil.  

O Exército intervém de forma faseada, progressiva e descentralizada, empregando, preferencialmente, as Unidades nas respetivas áreas de responsabilidade de apoio. 

O Plano comporta cinco níveis de alerta – Verde, Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho. Estes níveis de alerta resultam da avaliação, por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), do grau de risco e do rácio entre necessidades e capacidades de resposta distrital e/ou nacional.  

No âmbito deste Plano, o Exército mobilizou, no ano 2012, de acordo com os pedidos efetuados, 93 unidades militares, com um total de 2250 militares, envolvidos. 

Foram ainda utilizadas 320 viaturas de variada tipologia (ligeiras, médias e pesadas), de variada e ainda viaturas afetas à Engenharia militar como sejam as máquinas de rastos para abertura de aceiros, num total de 121.438 quilómetros percorridos.

Atualizado em: 23-10-2012 20:48 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer