Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Treino NATO na gestão de crises 
 
 
O CMX 12, um exercício promovido pela NATO com vista ao treino na gestão de crises, iniciou-se hoje e decorre até ao final desta semana.
 

O exercício foi concebido para praticar os procedimentos de gestão de crises da Aliança ao nível político-estratégico e envolverá equipas civis e militares nas capitais dos Estados membros, na sede da NATO e nos comandos estratégicos.

Este é um exercício de postos de comando, nenhuma força será implantada no terreno e visa exercitar a consulta e tomada de decisão colectiva do nível estratégico político-militar da Aliança quando confrontados com ameaças de proliferação de armas de destruição massiva ou eventos químicos, bacteriológicos e radiológicos e uma crise decorrente de ataques cibernéticos, aplicando e desenvolvendo os conceitos NATO e procedimentos de gestão de crises.

O CMX 12 será dirigido conjuntamente pelo NATO International Staff, International Military Staff, os dois Comandos Estratégicos da NATO, O Comando de Operações da Aliança e o Comando de Transformação Aliado e os países aliados. Este é 18º CMX da NATO desde 1992. A Finlândia e a Suécia irão participar como parceiros no exercício, já que alguns elementos do cenário de jogo desenrolam-se fora da sua área de proximidade geográfica. Representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Organização para a Proibição de Armas Químicas irão observar os aspetos relevantes do exercício e representantes do Serviço de Ações Externas da União Europeia contribuirão ativamente para o desenrolar do exercício.

 
Atualizado em: 15-11-2012 22:20 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer