Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Estratégia Global da UE: “A Defesa é cada vez mais a guarda avançada da Segurança” 
 
 
A sala do Senado da Assembleia da República recebeu na passada terça-feira a Conferência “Estratégia Global da União Europeia sobre Política Externa e de Segurança”.

A sala do Senado da Assembleia da República recebeu na passada terça-feira a Conferência “Estratégia Global da União Europeia sobre Política Externa e de Segurança”, na qual o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, presidiu à sessão de abertura.

Para Azeredo Lopes, “a Defesa é, cada vez mais, a guarda avançada da segurança” e, como tal, não pode ser esquecida “na discussão da nova Estratégia Global, reconhecendo a transversalidade deste setor e explorando, enfim, todo o potencial da Política Comum de Segurança e Defesa”.

Segundo Azeredo Lopes, deve-se atribuir à Defesa “missões exequíveis, que recorram – de forma proporcional e no respeito pelo equilíbrio geográfico – à capacidade instalada dos Estados-membros, fazendo com que o setor da defesa europeu comungue, também ele, do programa democrático europeu, de preservação das nossas sociedades como espaços plurais, abertos ao mundo e diversos.”

Relativamente ao contributo português, o Ministro da Defesa assegurou que Portugal tem vindo a desempenhar “ativamente” na adoção desta Estratégia Global da UE uma tarefa que classificou como “urgente” e “inadiável”.

Fazendo um balanço do trabalho já efetuado, Azeredo Lopes defendeu que a proposta que a Estratégia Global traz de “abordagem integrada e multidimensional relativamente a conflitos e crises só pecará por tardia e é igualmente indisputável”.

O Ministro reiterou a importância de definir “um modo-de-agir europeu” para responder aos problemas que têm vindo a assolar a Europa e, para que “a UE possa vir a assumir o estatuto de ator global que todos tomámos como sendo o seu”.

 

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na conferência “Estratégia Global da União Europeia sobre Política Externa e de Segurança”

Atualizado em: 06-04-2016 18:07 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer