Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Esperam-se 136 mil jovens no Dia da Defesa Nacional 
 
Da esquerda para a direita: Luis Reto, Reitor do ISCTE-IUL, e Alberto Coelho, Diretor da DGRDN. 
Mais consciência cívica, mais abrangência territorial e mais divulgação são objetivos para o Dia da Defesa Nacional em 2016.

 

"Um dia que gera defesa nacional", foi assim que o Diretor-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, definiu o Dia da Defesa Nacional (DDN), na cerimónia de Lançamento da 12º edição, que teve lugar no Museu do Ar, em Sintra, dia 7 de Janeiro, e que contou com a participação de representantes das Forças Armadas e de outras estruturas da Defesa Nacional.

A edição deste ano vai decorrer entre 12 de janeiro e 29 de novembro, abrangendo 30 localidades de diferentes pontos do país e envolvendo 40 unidades das Forças Armadas; as iniciativas vão envolver 136 mil jovens nascidos em 1997.

A aposta numa projeção cada vez mais ampla do evento marcou a sessão de lançamento,  tendo Alberto Coelho referido a importância do dia, não apenas para o conhecimento das Forças Armadas, mas essencialmente porque o mesmo se assume como "uma forma de os cidadãos nacionais terem consciência plena dos seus direitos e deveres na Defesa Nacional".

A crescente adesão ao longo dos diversos anos é o resultado do dinamismo da organização do Dia da Defesa Nacional, sendo que as diversas edições foram conhecendo diferentes alinhamentos, sempre com maior abrangência territorial e facilitação da participação dos jovens, por uma abordagem de maior proximidade.

O lançamento da 12ª edição contou ainda com a assinatura de dois protocolos que pretendem consolidar por parte do Ministério da Defesa Nacional o estudo da profissionalização do serviço militar: um protocolo com o ISCTE-IUL que prevê a realização de uma caraterização dos militares dos regimes de voluntariado e contrato; outro com a Premivalor Consulting para estudar os impactos da natalidade e do envelhecimento na Defesa Nacional.

Consulte vídeo explicativo do Dia da Defesa Nacional aqui

Mais informações sobre Dia da Defesa Nacional em www.bud.defesa.pt

 

Atualizado em: 06-02-2016 14:01 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer