Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Escola Naval “dignifica o passado, abraça o presente e perspetiva o futuro” 
 
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente na Abertura do Ano Letivo da Escola Naval e no Encerramento das Jornadas do Mar 2016.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no início da sua intervenção, na Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2016/2017 da Escola Naval, deixou duas mensagens: uma de “consagração à Escola Naval e a de incentivo aos participantes e autores dos trabalhos das Jornadas do Mar”. “Consagração da Escola Naval, que com entusiasmo e firme determinação, continua a formar os Oficiais da Marinha, sabendo enaltecer e dignificar o seu passado, abraçar o seu presente e perspetivar o seu futuro”, apelando aos novos cadetes “que sejam dedicados, competentes e leais”.

O Presidente da República, dirigiu-se aos participantes e autores dos trabalhos das Jornadas do Mar uma mensagem de incentivo, para que “continuem a sua reflexão sobre matérias relacionadas com o mar”, pois é um “contributo para o futuro de um dos mais importantes ativos estratégicos de Portugal”.  O Chefe de Estado concluiu a sua intervenção referindo que a Escola Naval é uma “instituição de excelência na qualificação de meios humanos, na valorização da sociedade portuguesa, na promoção da qualidade do ensino e da cultura dos valores da honra e do dever”.

Um dos pontos altos da cerimónia foi a entrega dos Diplomas de Mestrado aos 30 novos Oficiais da Marinha e os Prémios aos participantes das Jornadas do Mar 2016. A Escola Naval organiza desde 1998, as Jornadas do Mar e no presente ano, cumpriu com a 10ª edição, com o tema: “Novos Rumos, Novos Desafios”. Constituído como um Colóquio para estudantes, tem como finalidade promover o estudo e a reflexão sobre o mar, o papel que desempenha em Portugal e para os países marítimos, como as suas potencialidades para o futuro da humanidade.

Participaram ainda na cerimónia o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, o Presidente do Concelho Científico das Jornadas do Mar, Contra-almirante Henrique Morgado e o Comandante da Escola Naval, Comodoro Henriques Gomes.

 

Atualizado em: 03-01-2017 10:43 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer