Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Defesa partilha inovação em Évora 
 
 
Évora acolheu esta terça-feira a segunda edição do Defesa Roadshow “Partilhar a Inovação”, que reuniu cerca de 60 participantes no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo.
 

Évora acolheu esta terça-feira a segunda edição do Defesa Roadshow “Partilhar a Inovação”, que reuniu cerca de 60 participantes no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, projetos e experiências de inovação entre as universidades, empresas e administração pública.

A iniciativa é organizada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, contando como parceiros com a  EDP Distribuição e a InoCrowd.

A sessão de Évora foi composta por duas mesas redondas, sendo que na primeira as grandes empresas debateram a temática da dinamização da inovação, enquanto a segunda foi dedicada à apresentação do projeto InovGrid da EDP Distribuição – um caso de sucesso;  o Roadshow terminou com uma visita guiada a este projeto.

Évora tem vindo a constituir-se como um importante pólo para a indústria aeronáutica, com as unidades industriais da Embraer e da Air Olesa. A estas juntar-se-ão em breve as empresas Mecachrome, Lauak e Optimal. Esta capacidade de atração de negócios de um setor de elevada complexidade e exigência tecnológica - e que têm como clientes diversos países nos cinco continentes - irá certamente dar um forte contributo para a projeção da competitividade nacional. A aposta em Évora insere-se também numa lógica de valorização do interior do país, tendo em vista, nomeadamente a fixação de jovens quadros altamente qualificados.

A importância da inovação para o progresso económico e o avanço científico e tecnológico tem sido também demonstrada ao nível internacional. A NATO criou um Innovation Hub que permite aos especialistas colaborarem de forma mais eficaz, no sentido de encontrar soluções que permitam enfrentar os enormes e complexos desafios que se colocam às organizações.

A União Europeia considera também que a inovação pode providenciar soluções que permitam o tão necessário crescimento e emprego, tendo avançado no âmbito da Estratégia Europa 2020, com a iniciativa “União da Inovação”, através da qual pretende concentrar os esforços europeus e a cooperação com os países terceiros na resolução dos grandes desafios da atualidade.

Atualizado em: 14-06-2016 11:09 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer