Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Defesa partilha Inovação em Famalicão 
 
 
Famalicão acolhe na próxima quinta-feira, 23 de junho, o terceiro workshop no âmbito do Defesa Roadshow “Partilhar a Inovação”.
 

Famalicão acolhe na próxima quinta-feira, 23 de junho, o terceiro workshop no âmbito do Defesa Roadshow “Partilhar a Inovação”, que reúne cerca de 80 participantes nas instalações do CITEVE e CENTI com o objetivo de promover a partilha de conhecimento, projetos e experiências no domínio da inovação entre as universidades, empresas e administração pública.

A iniciativa é organizada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, e conta como parceiros para este workshop com o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal -, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes -, a Universidade do Porto, a AFCEA Portugal e a INocrowd – uma start-up nacional que opera na área da inovação aberta.

Entre as diversas atividades, está prevista a realização de duas mesas redondas. A primeira dedicada à área de cibersegurança, endereçando a necessidade atual, das diversas entidades, de um modelo de cibersegurança inovador e dinâmico. Enquanto a segunda mesa redonda será focada nas áreas dos têxteis e do calçado, com referência diversas iniciativas e projetos inovadores. O “roadshow” termina com uma visita guiada ao CITEVE e ao CeNTI.

Famalicão possui um leque de entidades relevantes no mundo dos têxteis e do calçado, aos quais acresce a recente criação da Famalicão Made INcubar, fruto da estreita colaboração com o melhor do tecido empresarial da zona e com os centros de investigação, na qual estão reunidos cerca de 20 start-ups. Com esta e outras iniciativas, município tem vindo a demonstrar empenho na criação de condições para o surgimento de uma nova geração de empresários.

O Governo tem colocado a inovação no centro da sua atuação política, como o demonstra o Programa Nacional de Reformas. Assim, a aposta em Famalicão, um dos municípios que mais contribui para as exportações, insere-se numa lógica de valorização da inovação, bem como na valorização do interior do país, tendo em vista, nomeadamente, a criação de emprego e a fixação de jovens quadros altamente qualificados.

A importância da inovação para o progresso económico e o avanço científico e tecnológico tem sido também demonstrada ao nível internacional. A NATO criou um Innovation Hub que permite aos especialistas colaborarem de forma mais eficaz, no sentido de encontrar soluções que permitam enfrentar os enormes e complexos desafios que se colocam às organizações.

A União Europeia considera também que a inovação pode providenciar soluções que permitam o tão necessário crescimento e emprego, tendo avançado no âmbito da Estratégia Europa 2020, com a iniciativa “União da Inovação”, através da qual pretende concentrar os esforços europeus e a cooperação com os países terceiros na resolução dos grandes desafios da atualidade.

Atualizado em: 04-07-2016 16:06 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer