Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Defesa cede antigo edifício para polo criativo de Lisboa 
 
 
Defesa Nacional cede à autarquia de Lisboa edifícios na ala sul da Manutenção Militar, onde se erguerá nos próximos anos o novo polo criativo de Lisboa e se realizará a WebSummit.
 

A fachada da fábrica de pão do antigo armazém da Manutenção Militar, na travessa do Grilo, no Beato, serviu como pano de fundo para a oficialização da cedência destas instalações do Exército à Câmara Municipal de Lisboa. A ala sul da Manutenção Militar vai ser utilizada como espaço para o desenvolvimento da WebSummit e para a criação de um polo de empreendedorismo e criatividade da capital.

Na cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, marcaram também presença o Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e o Chefe de Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

Nos cerca de 30 mil metros, outrora armazém militar de armas e mantimentos do Exército, a Câmara Municipal de Lisboa desenvolverá aquele que Fernando Medina pretende que seja “um dos polos mais importantes de toda a Europa”.

A ideia passa por construir uma estrutura de indústrias do século XXI dentro de um lugar com muitas décadas de história”, sublinhou o presidente da Câmara de Lisboa durante o discurso onde apresentou, às várias entidades presentes, o projeto de "um polo de criação de emprego, de inovação e de artes como esta cidade não tem".

O espaço será arrendado por mais de 7,1 milhões de euros por um prazo de 50 anos e pretende atrair empresas nacionais e internacionais ligadas às indústrias criativas e tecnológicas, perspetivando-se a criação a médio prazo de cerca de três mil postos de trabalho.

António Costa frisou, também, a importância deste tipo de projetos “para a criação de condições no sentido de atrair e fixar um conjunto de empreendedores, criadores e autores de iniciativas que se possam localizar na cidade", contribuindo também para a renovação urbana de uma das “zona mais apaixonantes” de Lisboa.

Lisboa acolhe a sexta edição do WebSummit entre 2016-2018, na qual são esperados, só em 2016, mais de 40.000 participantes e 2000 jornalistas. A localização, dimensão e características da ala Sul da Manutenção Militar foram identificadas pela Câmara de Lisboa como aquelas que melhor se adequam aos objetivos.

Atualizado em: 04-07-2016 12:02 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer