Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Criação de Centro de Segurança Atlântica marca encontro entre Ministro da Defesa e Secretário de Defesa dos EUA 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, no encontro com o Secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, entre outros temas, desenvolveu a apresentação do projeto do Governo de criação de um Centro de Segurança Atlântica na Base das Lajes, nos Açores

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, no encontro com o Secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, entre outros temas, desenvolveu a apresentação do projeto do Governo de criação de um Centro de Segurança Atlântica na Base das Lajes, nos Açores.

"Portugal considera que chegou a altura de apresentar novas ideias para valorizar aquele que é, de facto, um enorme ativo para a segurança atlântica. A ideia principal, o projeto mais ambicioso, é a constituição de um centro de segurança atlântica nos Açores, que vá muito à frente do academismo, e que represente a valorização de uma das principais capacidades de Portugal", explicou Azeredo Lopes após o encontro.

O novo centro poderá formar não só oficiais portugueses, mas também de outros países interessados na segurança do Atlântico, incluindo países lusófonos. Azeredo Lopes adiantou ainda que o centro poderia “no futuro ser reconhecido como um centro de excelência da Aliança Atlântica”.

"O que se tratava agora era de apresentar [este projeto] aos Estados Unidos, um projeto que achamos que é moderno, que é ambicioso, em que Portugal se compromete, e que depois teria necessariamente uma dimensão multinacional, que envolveria os EUA, mas poderia também, evidentemente, envolver outros Estados", afirmou.

 

Aliado “antigo e de confiança”

O Secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, na abertura do encontro com o Ministro da Defesa Nacional sublinhou o facto de Portugal ser "um aliado antigo e de confiança" e agradeceu "o apoio contínuo [de Portugal] aos esforços de segurança da NATO".

"Estamos juntos e unidos contra aqueles que desejam prejudicar os nossos países. Precisamos da contínua cooperação entre os dois países e de aumentar o nosso compromisso. Quando a situação de segurança muda, devemos mudar também com ela", afirmou James Mattis, no encontro no Pentágono que excedeu a duração inicialmente prevista.

James Mattis elogiou também o apoio de Portugal à missão internacional do Afeganistão e à operação no Iraque, mencionando ainda o apoio de Portugal ao compromisso de Gales e os seus esforços no sentido da modernização militar.

O Departamento de Defesa dos EUA, num comunicado hoje publicado, reconhece que a criação de um centro de excelência no âmbito da NATO “oferece oportunidades para melhorar a educação e o treino, para melhorar as capacidades interoperacionais, para ajudar ao desenvolvimento de doutrina e para testar conceitos. Estes centros não fazem parte da estrutura da NATO, mas formam uma rede mais ampla que apoia os comandos da NATO", acrescenta.

 

Atualizado em: 30-10-2017 15:18 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer