Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães 
 
 
A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, esteve presente, esta quinta-feira, na apresentação pública do programa matriz das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães
 

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, esteve presente, esta quinta-feira, na apresentação pública do programa matriz das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, que decorreu no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés.

Após a criação da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022), foi aprovado o programa oficial, no qual, já fazem parte mais de 70 projetos e ações da responsabilidade de diferentes Ministérios, instituições e sociedade civil.

O Ministério da Defesa Nacional, através da Marinha, vai organizar durante os próximos quatro anos seis iniciativas no âmbito das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação: a Academia da Marinha vai promover um Ciclo de Conferências – Simpósio de História Marítima, com o objetivo de divulgar estudos e comunicações subordinados ao tema do simpósio “Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação”.   

O NRP Sagres irá realizar, em 2020, uma viagem de circum-navegação. A escolha do ano permite que o navio esteja em Tóquio para ser a “casa de Portugal” durante os Jogos Olímpicos.

As “Jornadas do Mar 2020”, organizadas pela Escola Naval, incidirão sobre as temáticas da viagem de circum-navegação.

Por sua vez, “Céu de Magalhães - 3 Anos em 30 Minutos” traduz-se numa demonstração ao público em geral, e sobretudo ao público escolar, da dimensão do feito do navegador português, numa apresentação em cerca de trinta minutos dos diferentes “céus” que Fernão de Magalhães foi presenciando, durante a sua viagem de três anos.

O projeto “Roteiros e Rotas de Magalhães”, pretende investigar e estudar “as rotas de Magalhães” e assim, revisitar os caminhos percorridos e os procedimentos náuticos dos pilotos, tendo em conta as limitações impostas pelo conhecimento e mentalidade da época, bem como pelos agentes físicos e características dos navios à vela.

Por fim, “Da Marinha do tempo de Magalhães até à atualidade. Uma experiência a bordo de um navio”, consiste na realização de embarques temáticos para jovens em idade escolar onde seja feita uma apresentação da evolução da navegação e embarque em navios do tempo de Magalhães à atualidade.

O Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, José Marques, referiu que o programa tem uma enorme “ambição”: projetar o “feito de Magalhães no futuro, inspirar as novas gerações, sublinhar o papel de Portugal e dos portugueses de ontem e de hoje, na valorização do conhecimento, na construção de uma visão cosmopolita e tolerante, promovendo os valores da sustentabilidade e da cooperação como pilares de uma nova agenda internacional”.

Fernão de Magalhães (1480-1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha. A viagem, a bordo da nau Victoria, começou a 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou a 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a atravessar o estreito entre os oceanos Atlântico e Pacífico, a sul da América do Sul, contudo, o navegador não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, pelo que a viagem seria concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

Para mais informações sobre o V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, visite a página da internet www.magalhaes500.pt

 

Atualizado em: 25-01-2019 13:34 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer