Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Clube Militar Naval condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique 
 
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou, na Sessão Solene de Comemoração do 150.o Aniversário do Clube Militar Naval, as Insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou, na Sessão Solene de Comemoração do 150.o Aniversário do Clube Militar Naval, as Insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ladeado por elementos do Corpos Gerentes do Clube Militar Naval (CMN), descerrou a Placa Comemorativa, no átrio de entrada, oficializando o início da Sessão Solene do 150.o Aniversário do CMN.

O Chefe de Estado, durante a sua breve alocução, relembrou os presentes que “são memoráveis as sessões realizadas na anterior sede do CMN”, através de “debate doutrinário intenso e de empenhamento cívico constante”. Marcelo Rebelo de Sousa, após terminar o seu discurso, entregou com “muita honra e em nome de todos os portugueses” as Insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique ao Clube Militar Naval.

O Contra-almirante Gameiro Marques fez questão de referir na sua alocução que o CMN comemora “150 anos de existência em prol do estímulo e da promoção da cultura marítima, que faz e fez de Portugal ser grande no mundo”. Aproveitou ainda o momento festivo para fazer uma breve exortação aos sócios e às novas gerações de cadetes e de oficiais, para que não percam o “comboio da modernidade” e continuem “a promover a inclusão, a camaradagem, a liberdade e difundir a cultura própria dos que escolheram servir Portugal no mar”.

Após o ato simbólico de entrega das medalhas comemorativas aos membros da Comissão de Honra e ao sócio mais antigo, o Presidente da Direção apresentou uma breve resenha histórica do CMN e adiantou que, no âmbito do programa das comemorações do 150º aniversário, irá realizar-se em março de 2017 uma Cerimónia de Homenagem nos túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

No final da sua intervenção, seguiu-se um momento especial com a presença do Presidente dos CTT, Francisco de Lacerda que foi a imposição de carimbo e assinaturas no Inteiro Postal alusivo ao aniversário.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Conselheiro de Estado, Adriano Moreira, e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, também estiveram presentes neste dia festivo, que findou com um Porto de Honra, após se ouvir A Portuguesa tocada por um quinteto da Banda da Armada.

Atualizado em: 28-11-2016 19:56 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer