Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral destaca missões de interesse público em visita à Base do Montijo 
 
 
O impacto positivo para as populações da vertente não militar dos serviços prestados pelas Forças Armadas foi frisado pela governante.
A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional deixou uma forte mensagem de estímulo aos militares que prestam serviço na Base Aérea n.º 6, no Montijo, realçando as missões de interesse público que asseguram. “É bom saber que existimos porque alguém precisa de nós e eu sei muito bem o que é viver em ilhas e a importância que as estas missões têm para as populações”, sublinhou Berta Cabral.

Considerando a Força Aérea “um bom exemplo, pelas opções que tem feito para se modernizar e reequipar”, Berta Cabral lembrou que a conjuntura obriga a que “sejamos todos gestores e deixemos de ser exclusivamente operacionais”.

Na visita desta quarta-feira à Base do Montijo, Berta Cabral foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, pelo Comandante Aéreo, Tenente-General Lopes da Silva, e pelo Comandante da Base, Coronel António Nascimento, tendo participado numa demonstração de missão de recuperação a bordo de um helicóptero EH101 e conhecido por dentro aeronaves C-130 e C-295 dotadas de grande polivalência.

A par da capacidade operacional militar, alguns destes meios da Força Aérea estão adstritos a missões relacionadas com a preservação de vidas e bens, nomeadamente busca e salvamento, evacuações aeromédicas, transporte de órgãos para transplante e vigilância marítima e aérea, além do apoio às forças de segurança no combate a atividades ilícitas. O transporte logístico e tático e as operações humanitárias também são áreas contempladas pelas esquadras 501, 502 e 751.

Em 2013, foram evacuados mais de 300 doentes, sobretudo nos Açores e na Madeira. Em 78 missões de busca e salvamento foram salvas 17 vidas e, também no ano passado, 28 pessoas foram evacuadas de navios.

Com cerca de uma centena de militares em alerta 24 horas por dia, a Força Aérea contribuiu adicionalmente para o apoio ao combate a incêndios e à poluição e na realização de fotografias aéreas.

Na Base do Montijo está também instalado o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea e a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.

 

Atualizado em: 26-02-2014 19:51 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer