Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Berta Cabral defende “CPLP forte e inovadora no campo energético” 
 
 
A Secretária de Estado considera a consolidação de parcerias energéticas e o reforço dos projetos de cooperação, no interior da Comunidade, estratégicos para Portugal.
 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, afirmou esta quinta-feira que “gerir bem, consumir melhor e produzir eficientemente” energia, “são pontos essenciais para garantir o bem-estar e a segurança de Portugal”.

Berta Cabral presidiu à sessão de abertura do seminário “A CPLP e a Nova Geografia da Energia Mundial”, no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa, que contou também com a participação do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, do diretor da Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Manuel Lapão, e do diretor do IDN, Major-General Vitor Rodrigues Viana.

Considerando a energia “uma pedra de toque no fortalecimento” da CPLP, Berta Cabral considerou a Comunidade como “um palco privilegiado” para “nos afirmarmos como uma nação que conta em termos energéticos”. “Maximizando o potencial da plataforma continental, Portugal tem não só a possibilidade de se colocar no centro das redes portuárias internacionais e das rotas comerciais e energéticas como também terá acesso à exploração de importantes matérias-primas e recursos energéticos”, acrescentou a Secretária de Estado na sua intervenção.

Na abertura do seminário, que contou com o contributo de vários especialistas na questão energética, Berta Cabral disse ainda que “o interesse de Portugal é indissociável do fortalecimento da CPLP, e que esse interesse não se restringe à questão energética mas também e, designadamente, à afirmação da Língua, do desenvolvimento económico, e do bem-estar social no espaço da CPLP”.

DISCURSO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

 

Atualizado em: 20-06-2013 14:48 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer