Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Azeredo Lopes visita Academias Militares em Angola 
 
 
O Ministro da Defesa rumou esta quarta-feira ao Lobito para conhecer mais três estabelecimentos de ensino militar das Forças Armadas Angolanas
 

Depois de ter visitado, na terça-feira de manhã, a Escola Superior de Guerra e, durante a tarde, a Academia Naval, ambas localizadas em Luanda, o Ministro da Defesa rumou esta quarta-feira ao Lobito para conhecer mais três estabelecimentos de ensino militar das Forças Armadas Angolanas.

José Azeredo Lopes começou por visitar a Academia da Força Aérea Nacional, seguidamente a Academia Militar do Exército e, por último, a Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional.

O Ministro da Defesa português está em Angola durante esta semana para reforçar a Cooperação no Domínio da Defesa, através de encontros políticos — segunda-feira foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço — da visita a diversas unidades militares e da assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Na quinta-feira, Azeredo Lopes, juntamente com o seu homólogo angolano, General Salviano de Jesus Sequeira, assinará no Ministério da Defesa, em Luanda, o novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Recorde-se que, o Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa foi assinado em Luanda a 3 de outubro de 1996. Com base neste acordo, os dois países têm desenvolvido Programas-Quadro, instrumentos bilaterais de caráter indicativo e flexível, constituídos por projetos concretos a executar no terreno, tendo como objetivo final contribuir para que as Forças Armadas Angolanas sejam, cada vez mais, produtoras de segurança.

A proposta de Programa-Quadro para o triénio 2018-2021, avança por Portugal, em apreciação na 17ª Reunião da Comissão Bilateral Luso-Angolana que decorre em paralelo com a visita de Azeredo Lopes, dá continuidade ao processo de substituição gradual do conceito de Cooperação Técnico-Militar pelo de Cooperação no Domínio da Defesa, procurando abranger toda a atividade de cooperação que o Ministério da Defesa Nacional desenvolve com Angola, nomeadamente a nível dos estabelecimentos de ensino militar já visitados pelo Ministro da Defesa.

Antes de regressar a Portugal, na sexta-feira, o governante visitará a Escola de Fuzileiros Navais, em Ambriz.

Acompanham José Azeredo Lopes nesta viagem a Angola, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, e o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo. Integram ainda a comitiva o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, e o presidente do conselho de administração da IdD, Major-General Henrique Macedo.

Atualizado em: 23-05-2018 11:22 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer