Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Azeredo Lopes na reunião informal de Ministros da Defesa da UE 
 
 
A Europa precisa de repensar o seu posicionamento estratégico e garantir a sua autonomia em matéria de segurança, tendo a defesa como linha avançada da sua estratégia global”, defendeu o Ministro da Defesa

"A Europa precisa de repensar o seu posicionamento estratégico e garantir a sua autonomia em matéria de segurança, tendo a defesa como linha avançada da sua estratégia global”, defendeu o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, hoje, no encontro informal dos Ministros da Defesa da UE, em Amesterdão.

Azeredo Lopes defendeu que a estratégia de segurança da UE, adotada em 2003 e revista em 2008, “deixou de conseguir responder plenamente aos desafios de um ambiente geopolítico em acelerada transformação”, marcado sobretudo pelo novo terrorismo transnacional, pelas crises migratórias e pela tensão a Leste.

Para o Ministro da Defesa Nacional, é urgente que a Europa estabeleça a sua própria estratégia assente em pilares de política externa e de segurança que sirvam “as suas premissas civilizacionais, sem subestimar a dimensão da Defesa na discussão da sua nova estratégia global”.

O encontro contou com duas sessões de trabalho sobre o Plano de Ação de Defesa Europeu e as Missões e Operações de Política e Segurança e Defesa Comum. O futuro para a Estratégia Global da UE foi discutida em conjunto com os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros.

Recorde-se que a Estratégia Global da UE deverá ser aprovada pelo Conselho Europeu no próximo mês de junho.

Atualizado em: 16-02-2016 11:11 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer