Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Azeredo Lopes destaca a "dimensão humana da cooperação" 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional recebeu, esta terça-feira, os alunos bolseiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa, na Fortaleza de São Julião da Barra, em Oeiras.

 

O Ministro da Defesa Nacional recebeu, esta terça-feira, os alunos bolseiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa, na Fortaleza de São Julião da Barra, em Oeiras.

Dirigindo-se aos cadetes que se encontram em formação em Portugal, ao abrigo dos Acordos de Cooperação no domínio da Defesa, José Azeredo Lopes destacou “a dimensão humana da cooperação que temos, por absolutamente fundamental” e, que se traduz “no reforço de laços e de um reconhecimento mútuo” entre os países.

O governante aproveitou ainda a tradicional receção de Ano Novo aos cadetes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa para referir que durante a visita à República de Moçambique, na semana passada, “Portugal assumiu o compromisso de reforçar as bases de dados das Bibliotecas” do Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), em Maputo, e da Academia Militar, em Nampula.

Azeredo Lopes lembrou, igualmente, que o conceito de Cooperação Técnico-Militar “tem vindo a substituir-se gradualmente” dando origem a um “novo conceito de cooperação no domínio da Defesa”, permitindo assim, “ir além dos campos de cooperação mais ‘tradicionais’, sejam eles de cooperação doutrinária, das parcerias bilaterais nas áreas de educação e formação, das áreas da informação ou 'intelligence', dos documentos classificados, dos protocolos de normalização e catalogação”.

Neste ano letivo (2017/2018), frequentam os vários Estabelecimentos Militares de Ensino, em Portugal, 33 alunos oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O início da formação dos cadetes oriundos dos Países de Língua Oficial Portuguesa remonta à década de 80.

 

Discurso do Ministro da Defesa Nacional na Receção de Ano Novo aos alunos bolseiros dos Países de Língua Oficial Portuguesa

 

Atualizado em: 27-03-2018 15:28 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer