Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Azeredo Lopes condecora Dom Manuel Linda com Medalha da Defesa Nacional 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, condecorou esta terça-feira, dia 3 de abril, o Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança.
 

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, condecorou esta terça-feira, dia 3 de abril, o Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, com a Medalha da Defesa Nacional 1. ª classe. A cerimónia decorreu no Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos Chefes de Estado-Maior da Armada, Exército e Força Aérea.

Durante a cerimónia, Azeredo Lopes destacou a serenidade culta e afável de D. Manuel Linda, e a sua capacidade de “unir, sem deixar de deixar, aqui e ali e como quem não quer a coisa, palavras de alerta como palavras de alento. Tudo aquilo que precisam as nossas Forças Armadas e as nossas Forças de Segurança”.

Referindo-se a D. Manuel Linda como um “estudioso de D. António Ferreira Gomes”, o Ministro da Defesa Nacional descreveu-o como um homem e “um sacerdote que quis e soube abrir-se ao que une na diferença dos credos”, dando voz ao “apelo evangélico à fraternidade universal da humanidade”.

O ainda Bispo das Forças Armadas e Segurança agradeceu com um “bem-haja” a amabilidade, referindo que apenas cumpriu “o seu dever” durante os quatro anos de funções, como “cidadão” e como “homem de religião”.

Considerando que o Estado deve ser laico, o Bispo das Forças Armadas e de Segurança caracterizou a Assistência Religiosa como “a expressão daquele companheirismo da existência, sentido humano integral e ajuda às carências”.

Antes de terminar, D. Manuel Linda relevou a forma “dedicadíssima como os militares e os polícias de Portugal” o trataram “desde o primeiro momento”, concluindo que os mesmos são “homens e mulheres portadores de uma tal formação e consciência de serviço” e “uma reserva moral da Nação”.

D. Manuel Linda vai agora assumir as funções de Bispo do Porto, após a nomeação do Papa Francisco, de 15 de março.

 

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião da Cerimónia de Condecoração do Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda

 

Atualizado em: 26-04-2018 16:18 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer