Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
GESTÃO
ÁREA RESERVADA
Armistício da “Grande Guerra”, ano 99 
 
 
Realizou-se no dia 11 de novembro a comemoração do 99º aniversário do Armistício da Grande Guerra, em Belém, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar

Realizou-se no dia 11 de novembro a comemoração do 99º aniversário do Armistício da Grande Guerra, em Belém, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, sob a presidência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No seu discurso, O Presidente da República aludiu que há cem anos faltava um ano para que terminasse o “inferno” em que viviam os soldados, nas inúmeras frentes da I Guerra Mundial “, numa das mais marcantes datas da História recente da Europa e do Mundo”.

“Seja qual for o nome que venhamos a dar a este dia, quaisquer que sejam as bandeiras hasteadas ou as fés professadas, nunca é tarde para homenagear solenemente aqueles que nesta e em todas as guerras deram o testemunho do seu patriotismo, da sua lealdade, da sua enorme coragem, alguns mesmo com o sacrifício da própria vida”, lembrou o Presidente da República.

Após o discurso seguiram-se os momentos mais simbólicos da cerimónia, com a deposição por parte de diferentes entidades de coroas de flores junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, com as honras aos militares caídos em defesa da Pátria, altura em que o local foi sobrevoado por dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa.

O hino da Liga dos Combatentes foi entoado pelo tenor Carlos Guilherme e executado pela Banda do Exército, a que se seguiu o desfile das forças em parada dos três ramos das Forças Armadas. Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou ainda a exposição "A Aviação Militar na Grande Guerra", presente no Museu do Combatente.

Participaram também na cerimónia o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Pina Monteiro, assim como as chefias militares dos três ramos das FA e outras entidades da Defesa Nacional, do Corpo Diplomático e de outros campos da sociedade civil.

Atualizado em: 14-11-2017 18:10 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer