Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Armada tem novo Vice-Chefe do Estado-Maior 
 
 
O Vice-Almirante José Domingos Pereira da Cunha é desde ontem o novo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, tendo tomado posse numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Luís Macieira Fragoso.
 

O Vice-Almirante José Domingos Pereira da Cunha é desde ontem o novo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, tendo tomado posse numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Luís Macieira Fragoso.

O Vice-Almirante Pereira da Cunha vem substituir no cargo o Vice-Almirante António José Bonifácio Lopes e acumulará as novas funções com as de Comandante Naval, as quais exerce desde 4 de julho de 2014.

Ao longo da sua carreira, o Vice-Almirante Pereira da Cunha prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos, em funções ligadas à componente operacional, ao pessoal, à formação e ao Estado-Maior. Entre outras funções, exerceu o cargo de Superintendente dos Serviços do Material, Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto e Chefe de Estado-Maior Conjunto.

Destacam-se o desempenho do cargo de Comandante de Flotilha – e por inerência, de 2º Comandante Naval –, em 2008, bem como o cargo de Comandante da Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1), em 2009; no exercício destas funções, liderou a operação ACTIVE ENDEAVOUR, no âmbito da resposta da NATO ao combate ao terrorismo, e as operações ALLIED PROTECTOR e OCEAN SHIELD, no Golfo de Áden e no Oceano Índico.

O Vice-almirante Pereira da Cunha prestou serviço no Estado-Maior da Armada entre 2003 e 2008 e foi comandante da Esquadrilha de Escoltas Oceânicas e do Grupo de Tarefa Naval. Assumiu o comando do NRP Vasco da Gama, em 2000, participando em diversos exercícios nacionais e internacionais e efetuou duas integrações na Standing Naval Force Atlantic (STANAVFORLANT). Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações.

O Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada (VCEMA) é o 2.º Comandante da Marinha e substitui o Almirante CEMA nas suas ausências ou impedimentos.

Atualizado em: 11-08-2017 20:37 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer