Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Aquário Vasco da Gama recebe Prémio da Defesa Nacional e Ambiente  
 
 
O Aquário venceu o Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2011 com o projeto designado por “Conservação ex-situ de organismos fluviais — reprodução em cativeiro e reintrodução do ruivaco-do-oeste”.
 

O prémio foi hoje entregue ao Aquário Vasco da Gama pelo Ministro da Defesa Nacional, que fez questão de saudar esta iniciativa, por ser também “uma oportunidade para revelar o trabalho que é desenvolvido nas Forças Armadas de uma forma multidisciplinar em várias missões de interesse público que estão para lá daquelas que são as mais facilmente percepcionadas pelos cidadãos”.

Este prémio, que é atribuído em parceria pelo Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, foi criado em 1993, tendo até hoje sido apresentadas a concurso um total de 86 candidaturas, pelos três Ramos das Forças Armadas.

O Prémio Defesa Nacional e Ambiente destina-se a galardoar a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que melhor contributo preste, em Portugal, para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território e da proteção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade. A candidatura vencedora foi apresentada pelo Aquário Vasco da Gama e consta do projeto “Conservação ex-situ de Organismos Fluviais — Reprodução em Cativeiro e Reintrodução do Ruivaco-do-oeste”. O Aquário conseguiu reintroduzir no habitat natural 400 exemplares desta espécie de água doce, que só existe em Portugal e que se encontra em vias de extinção.

 

VÍDEO

 

 

Atualizado em: 14-12-2012 21:56 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer