Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Apresamento dos navios alemães em exposição no Museu da Marinha 
 
 
Exposição “Apresamento dos navios alemães, Ação Naval e Casus Belli”, no Pavilhão das Galeotas, pode ser visitada do Museu da Marinha, em Lisboa.
 

Pode visitar entre os dias 11 e 30 de Março de 2016 a exposição “Apresamento dos navios alemães, Ação Naval e Casus Belli”, no Pavilhão das Galeotas, do Museu da Marinha, em Lisboa, entre as 10h00 e as 17h00. Esta iniciativa está integrada nas evocações do Centenário da Grande Guerra.

A Exposição narra e explica todo o processo de apresamento dos navios alemães, a 23 de Fevereiro de 1916, até à entrega da declaração formal de guerra da Alemanha a Portugal, a 9 de março de 1916, pelo representante alemão em Portugal, o Barão de Rosen.

“A apreensão dos navios realizou-se sob formas em que deve ver-se uma intencional provocação à Alemanha”, lê-se na declaração. “O Governo Imperial [da Alemanha] vê-se forçado a tirar as necessárias consequências do procedimento do Governo Português. Considera-se de agora em diante como achando-se em estado de guerra com o Governo português”. A declaração foi seguida também pela Áustria, Bulgária e Turquia.

Portugal apreendeu desde o início da Grande Guerra em Portugal continental, nas ilhas e portos das suas colónias, um total de 76 navios mercantes alemães, incluindo 2 do Império Austro-Húngaro, constituindo mais de 240.000 toneladas. No porto Lisboa encontravam-se 38 navios alemães, com as respetivas cargas e tripulações.

A Exposição encontra-se dividida em três partes: a primeira é composta por documentos inéditos, pertencentes ao Arquivo Histórico; a segunda exibe quatro modelos de navios envolvidos na ação naval, nomeadamente, o Contratorpedeiro Douro, Torpedeiro nº 1 e nº 2, pertencentes ao Porto de Lisboa, e o Navio Colmar, renomeado Machico, por ter sido capturado na Madeira; a terceira parte explica através de imagens, documentos da época e de uma cronologia, com o desenrolar de eventos desde 30 de dezembro de 1915 a 9 de março de 1916.

É possível a visita de grupos e visita guiada, mediante marcação prévia.

Para mais informações visite: http://museu.marinha.pt/pt/Paginas/default.aspx

Atualizado em: 14-03-2016 22:32 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer