Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Alunos da Academia Militar fazem o Juramento de Bandeira 
 
 
O momento alto na vida da academia foi presidido pelo Ministro da Defesa Nacional e pelas mais altas chefias das Forças Armadas.

Decorreu na Academia Militar, polo da Amadora, a cerimónia do Juramento de Bandeira dos alunos do 1º ano. O Ministro da Defesa Nacional, que presidiu ao evento, não quis deixar de estar presente neste acto solene, pleno de simbolismo e relevância na vida académica desta instituição e, em particular, dos seus alunos. Um dos momentos mais relevantes da cerimónia foi a imposição, por José Pedro Aguiar-Branco, da Insígnia de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública ao Estandarte Nacional.

O Juramento de Bandeira, gritado a plenos pulmões pelos jovens que um dia serão os oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana, constituiu o momento alto da tarde. A leitura dos deveres militares e o ritual de juramento foi também presenciado pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, pelos Chefes de Estado-Maior dos três ramos das Forças Armadas, assim como pelos quadros militares da Academia. Este foi, como não podia deixar de ser, um momento de particular orgulho para as famílias dos alunos, cuja forte presença e apoio se fez sentir em torno da parada “Gentil Bessa”.

A cerimónia terminou com várias actividades gimno-desportivas e exercícios militares, fazendo jus ao antigo princípio da “Mens sana in corpore sano”.

A Academia Militar é um estabelecimento de ensino superior público universitário militar. Ali se desenvolvem actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, formando oficiais destinados aos Quadros Permanentes das Armas e Serviços do Exército e da GNR.

Assim designada desde 1959, a Academia Militar é a sucessora da Escola do Exército, uma instituição dedicada ao ensino militar, fundada em 1837 pelo Marquês de Sá da Bandeira.

VÍDEO

Atualizado em: 03-06-2013 11:49 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer