Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Almirante Silva Ribeiro toma posse como Chefe do Estado-Maior da Armada 
 
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse ao novo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, numa cerimónia que decorreu este sábado no Palácio de Belém, em Lisboa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse ao novo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, numa cerimónia que decorreu este sábado no Palácio de Belém, em Lisboa.

Aos 59 anos de idade, o Almirante Silva Ribeiro, natural de Pombal, deixou as funções de Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima para assumir o cargo de Chefe de Estado-Maior da Armada, substituindo no cargo o Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso.

Ao longo da sua carreira, o Almirante Silva Ribeiro prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos, em funções ligadas à componente operacional, ao pessoal, à formação e ao Estado-Maior. Enquanto oficial general desempenhou as funções de Superintendente do Material, de Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, de Subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Como oficial superior desempenhou os cargos de Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada, de coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia e Planeamento Estratégico do Instituto Superior Naval de Guerra. Foi Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos, do N.R.P. Almeida Carvalho e do N.R.P. Andrómeda. Desempenhou ainda os cargos de Diretor de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares, Chefe da Secção de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada. Enquanto oficial subalterno destacam-se as posições de Imediato do N.R.P. Save e de Chefe de Serviço de Navegação do N.R.P. João Belo.

O agora Chefe do Estado-Maior da Armada possui uma vasta carreira académica. Complementarmente à sua carreira militar, o Almirante Silva Ribeiro é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval. Foi professor coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a de Grande Oficial da Ordem de Avis, seis Medalhas de Serviços Distintos grau Prata e duas Medalhas de Mérito Militar, 1ª e 2ª classe. Foi ainda agraciado com as seguintes condecorações estrangeiras: Comendador da Ordem de Mérito Naval, do Brasil, Medalha de Mérito Tamandaré, do Brasil, Medalha da Defesa Nacional de França, grau Ouro e Ordem de Timor-Leste, 2ª classe.

Atualizado em: 10-12-2016 17:19 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer