Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Alimentação, saúde e inovação naval na 5ª edição do “Partilhar Inovação” no Arsenal do Alfeite 
 
 
O quinto workshop “Partilhar a Inovação” vai realizar-se na próxima sexta-feira, 4 de novembro, no Arsenal do Alfeite, em Almada
 

  

O quinto workshop “Partilhar a Inovação” vai realizar-se na próxima sexta-feira, 4 de novembro, no Arsenal do Alfeite, em Almada. Trata-se de um evento organizado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, que tem como objetivo promover a partilha de conhecimentos, projetos e experiências no domínio da inovação, entre as universidades, empresas e administração pública. Esta quinta edição será subordinada aos temas da inovação no âmbito da alimentação e saúde e a inovação na área naval.

A indústria alimentar assume um papel cada vez mais importante nas escolhas e nos hábitos alimentares da população, sendo fundamental para a disponibilização de alternativas mais saudáveis e para a integração nas estratégias nacionais de promoção de estilos de vida saudável.

Também na área da Defesa, o debate destes temas assume particular importância, uma vez que a saúde dos militares, seja em tempo de paz, crise ou de guerra, constitui-se como um fator fundamental para o cumprimento da sua missão. Estas vertentes assumem particular importância em situações extremas de fadiga ou combate, pelo que se torna importante discutir formas inovadoras de alimentação e a respetiva repercussão na saúde.

A área naval, na qual se integram a construção, manutenção e a reparação naval, é fundamental para o funcionamento da sociedade nos planos económico e social, quer nos campos clássicos da defesa e segurança, do transporte marítimo e das pescas, quer em todos os outros que ao longo dos tempos foram emergindo, como o turismo marítimo ou a energia do mar.

A indústria de construção, reparação e transformação naval é uma indústria de elevada tecnologia, que proporciona milhares de empregos altamente qualificados, tanto nos estaleiros como nos fornecedores de equipamentos e serviços. Esta indústria, com base em PMEs, constitui uma pedra angular nos clusters regionais marítimos e uma valiosa rede de excelência na investigação científica.

O Arsenal do Alfeite foi o palco escolhido para receber este workshop, estando prevista a participação de cerca de 125 convidados provenientes de diversas entidades. O Ministério da Defesa conta como parceiros para a organização desta iniciativa com o Arsenal do Alfeite, a AFCEA Portugal, o CITAN e a InoCrowd – uma start-up nacional que opera na área da inovação aberta.

A importância da inovação para o progresso económico e o avanço científico e tecnológico tem sido bem evidenciada a nível internacional. A NATO criou um “Innovation Hub” que permite aos especialistas colaborarem de forma mais eficaz, no sentido de encontrarem soluções que permitam enfrentar os enormes e complexos desafios que se colocam às organizações.  

A União Europeia considera também que a inovação pode promover soluções que acelerem o crescimento e emprego, tendo avançado no âmbito da Estratégia Europa 2020 com a iniciativa “União da Inovação”, através da qual pretende concentrar os esforços europeus e a cooperação com os países terceiros na resolução dos grandes desafios da atualidade.

Programa

9h00    Chegada dos Participantes

9h40    Boas-vindas pelo Arsenal do Alfeite

9h50    Abertura pelo Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Alberto Coelho

10h00  Mesa redonda – Inovação nas áreas da Alimentação e Saúde

            Moderador:   Dr. Penha Gonçalves

            Oradores:       Dra. Helena Canhão (Hospital Santa Maria)

                                    Dra. Maria Graça Mariano (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária)

                                    Dr. Luís Garcia, Grupo Trivalor

                                    Dr. Pedro Póvoa, Águas de Portugal

                                    Dra. Joana Mota, Lecifarma             

11h20 Coffee break

11h40 Mesa redonda – Inovação na Área Naval

            Moderador:   Cmdt. Pereira Mendes

            Oradores:       Eng. Rodrigues Mateus (Arsenal do Alfeite)

                                    Eng. Augustin Olivier (INESC TEC)

                                    Eng. Sérgio Barbedo, Thalesgroup

                                    Cmdt. Paulo Sousa Costa, ISN

                                    Dr. Hermano Rodrigues, Augusto Mateus Associados

13h00 Lançamento da visita

13h10  Almoço

14h30  Apresentação de projetos inovadores do Arsenal do Alfeite

16h30  Fim da visita

 

Atualizado em: 02-11-2016 17:35 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer