Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Abertura solene do ano letivo do Colégio Militar. “Portugal é o que é devido às nossas Forças Armadas” 
 
 
Na abertura do ano letivo do Colégio Militar, o Presidente da República enfatizou, junto dos jovens alunos, a importância das Forças Armadas e o orgulho na história do Colégio Militar.

“Este é um novo Colégio Militar, este é o nosso colégio, que com respeito e gratidão pelo passado, olha o presente e planeia o futuro”, afirmava o jovem comandante do batalhão colegial no discurso que iniciou a Abertura Solene do Ano letivo no Colégio Militar (CM).
 
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo marcado presença o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Chefe do Estado-Maior do Exército, o General Rovisco Duarte, e o Conselheiro de Estado, Adriano Moreira.
 
Perante uma plateia recheada pela “ família do colégio militar” que preenchia os claustros, foram dadas as boas-vindas aos novos alunos. Depois do simbólico “abraço ao batalhãozinho”, em que um aluno finalista abraça um novo membro do CM, foi nas palavras do comandante do batalhão colegial que se centraram as atenções.
 
Num tom entusiasta, de quem há sete anos faz parte da instituição, lembrou “a excelência pessoal e académica” que deve pautar o percurso dos “meninos da luz”, evocou os princípios que o colégio lhe transmitiu e partilhou a evolução que sentiu. “Como sempre, e a exemplo do que ocorreu no colégio, temos de nos adaptar e fazer face a todas as exigências da sociedade”, sublinhou.
 
Em sintonia com a intervenção do jovem aluno, O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou durante o seu discurso “o orgulho no passado, no presente e no futuro do Colégio Militar”.
 
De forma breve e clara, o Presidente da República sublinhou perante os jovens alunos do Colégio Militar a importância das Forças Armadas: “Portugal é o que é, devido ao papel das nossas Forças Armadas, há quase nove séculos. E só será o que quisermos que seja, se pudermos continuar a contar com as nossas Forças Armadas, dedicadas, competentes, leais servidoras do interesse nacional”.
 
Ainda na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou aos alunos que pertencer à instituição "é pertencer-se a uma escola de valores, de formação, de serviço nacional", uma experiência de ”camaradagem, educação e a descoberta do futuro” para recordar durante toda a vida.
 
O diretor do Colégio Militar, o Coronel Sardinha Dias, no seu discurso, salientou os bons resultados académicos alcançados e a importância que a instituição atribui à “formação dos alunos e alunas para que se assumam como verdadeiros líderes e participem ativamente na construção de uma sociedade mais justa “. Deu as boas-vindas aos novos 163 alunos, louvando o facto de pelo quarto ano consecutivo se continuar a registar uma evolução do efetivo do CM.
 
Um dos momentos mais emblemáticos da cerimónia foi a atribuição do título de aluno honorário ao Presidente da República e a subsequente entrega de uma barretina, símbolo usado na lapela de roupa civil por alunos, antigos alunos e sócios honorários. O momento culminou com o tradicional grito de saudação do Colégio Militar, o peculiar e espontâneo “Zacatraz”.

Atualizado em: 28-11-2016 21:27 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer