Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Abertura do ano letivo do Instituto de Estudos Superiores Militares 
 
 
Realizou-se, hoje, 21 de Novembro, a sessão solene de abertura do ano letivo do Instituto de Estudos Superiores Militares, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional.

Durante a cerimónia foi condecorado com a medalha da Cruz de S. Jorge de 1ªClasse o Prof. Doutor Adriano Moreira, pelo meio século de colaboração às instituições militares. E foi de forma emocionada que Adriano Moreira recebeu esta condecoração, relembrando o sacrifício das Forças Armadas durante a guerra de ultramar e realçando que esta distinção foi entregue no “sítio onde se cultiva o sacrifício. A Instituição militar é por isso mesmo, um exemplo, uma escola, uma prática de civismo, que espero que contamine toda a sociedade portuguesa para responder ao sacrifício que nesta ocasião lhe é solicitada”.  

No seu discurso, o Ministro da Defesa Nacional, destacou a importância do IESM enquanto instituição de referência. “O IESM é uma referência na investigação que proporciona, no estudo que ministra e na formação que presta. Não só de técnicas ou de tácticas que conduzem a ação humana mas também do carácter de quem por elas é responsável. Aqui formam-se cidadãos, mulheres e homens, com o sentido de serviço, de coesão, de rigor e de disciplina determinantes ao bom cumprimento da missão.”

Para José Pedro Aguiar-Branco “é a afirmação integrada dos diversos valores, individuais e colectivos, a que devem respeito as pessoas e as sociedades, para a existência de um genuíno bem-estar, que distingue o ensino militar de todos os outros. Em cada curso, em cada aluno, o Instituto de Estudos Superiores Militares marca a vida de milhares de outros. Não formamos, apenas, cada um. Formamos as centenas de mulheres e de homens que serão sujeitos, mais tarde, ao vosso comando”, concluiu.

O Ministro da Defesa Nacional terminou o seu discurso lembrando a necessidade do envolvimento da sociedade na discussão sobre as funções do Estado, e lançando o desafio para que o Instituto de Estudos Superiores Militares “refletisse, estudasse e preparasse contributos para essa questão na vertente da defesa nacional”. 

O Instituto de Estudos Superiores Militares ministra aos Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana formação nos planos científico, doutrinário e técnico das ciências militares, necessária ao desempenho das funções de comando, direção e Estado-Maior nos ramos e Guarda Nacional Republicana e em forças conjuntas e combinadas, assim como ao exercício de cargos em Organizações Internacionais.

 

Discurso do Ministro da Defesa Nacional 

Vídeo

 

Atualizado em: 29-11-2012 12:31 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer