Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
Navio Escola Sagres: 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa 
 
 
Bandeira portuguesa foi içada a bordo do Navio Escola Sagres, pela primeira vez, a 8 de fevereiro de 1962. Até final de outubro, diversas cerimónias assinalam os 75 anos do navio.

Construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã recebeu na altura o nome Albert Leo Schlageter.

No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos da América, sendo vendido à Marinha do Brasil onde entrou ao serviço em 1948, com o nome de Guanabara

Só em 1961, 13 anos mais tarde, o navio foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres, herdando todos os símbolos e o próprio nome.

No dia 25 de abril de 1962, parte para a sua primeira viagem com a bandeira portuguesa, tendo chegado a Lisboa a 23 de junho, depois de ter feito escalas no Recife, Mindelo e Funchal.

Desde essa altura, o navio-escola Sagres tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval.

Além desta missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.  

No âmbito das suas missões, o navio-escola Sagres cumpriu já três viagens de circum-navegação, em 1978/79, 1983/84 e 2010.  

Para assinalar esta data, decorreram ao longo dos últimos meses diversas atividades culminando, em outubro, com o festejo dos 75 anos de vida do navio.

   

Mais informações

Atualizado em: 24-10-2012 12:34 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer