Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
“Precisamos de formar o país a viver com orgulho nas suas Forças Armadas” 
 
 
A cerimónia de abertura do ano lectivo do IDN ficou marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Educação e Ciência.

Realizou-se, hoje, 15 de Novembro, a abertura do ano lectivo 2012/2013 do Instituto de Defesa Nacional.

Uma cerimónia que ficou marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Educação e Ciência para a promoção e divulgação de matérias relacionadas com segurança e defesa no ensino básico e secundário.

Assinaram o acordo os ministros José Pedro Aguiar-Branco e Nuno Crato, que esteve também presente na cerimónia.

No discurso proferido, José Pedro Aguiar-Branco realçou a importância desta iniciativa lembrando que “Portugal é um dos poucos países do Mundo onde até há pouco tempo não se ensinava os símbolos nacionais nas escolas. Ensinávamos a origem do país, a sua história mas os símbolos, propriamente ditos, a sua razão de ser, o sentido do que exprimem, não ensinávamos.”

O Ministro da Defesa Nacional continuou considerando que “este protocolo permite dar a uma nova geração a possibilidade de fazer as suas escolhas e as suas opções de forma racional, sem estar amarrada a fantasmas do passado.”

Em conclusão, Aguiar-Branco afirmou, ainda, que este acordo “permite ir mais longe. Se é suficiente? Digo-vos que não. Mas é um passo. Um passo importante e obrigatório. O país precisa dessa formação. Precisa da formação que outras gerações não tiveram. Precisamos de formar o país a viver, para lá do respeito, com orgulho nas suas Forças Armadas.”

O protocolo de cooperação será válido por um período de três anos, renovável por igual período de tempo se nenhuma das partes o denunciar e prevê ainda, o apoio de atividades da sociedade civil nas áreas da segurança, defesa nacional e da cultura para a paz.

A articulação do acordo ficará a cargo do Instituto da Defesa Nacional e da Direção-Geral de Educação.

 

Discurso do Ministro da Defesa Nacional

 

Atualizado em: 26-11-2012 14:46 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer