Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
RESERVADO
INSTITUCIONAL
É imperioso que o cidadão compreenda a função do Exército 
 
 
Declarou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, este domingo, durante a Cerimónia Militar do Dia do Exército

  “O governo reconhece e entende a importância das Forças Armadas Portuguesas e o seu papel estruturante na democracia, na defesa intransigente dos interesses de Portugal e na manutenção da paz na ordem internacional”, declarou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, este domingo, durante a Cerimónia Militar do Dia do Exército.

“O Exército Português é uma instituição com uma história antiga e ilustre, uma história que não pode ser desbaratada. Hoje é uma instituição moderna, competente e interoperável”, qualidades que têm sido reconhecidas internacionalmente pelos nossos aliados, através do “notável desempenho em teatros de operações de elevada exigência e complexidade”, declarou o Ministro da Defesa, em Guimarães.

Gomes Cravinho homenageou as “sucessivas gerações de soldados portugueses pelos serviços prestados a Portugal”, como também, os militares que “todos os dias servem o Exército Português, que o fizeram ao longo dos séculos, e que o fazem nestes dias do presente – fazeis parte de uma linhagem ilustre”. Por isso, é necessário e “imperioso” que o cidadão compreenda a função do Exército, tanto no “contexto nacional e internacional”, considerou o governante.

No Campo de São Mamede, o palco escolhido este ano para a cerimónia militar do Dia do Exército, Gomes Cravinho salientou a importância das Forças Nacionais Destacadas, recordando que Portugal é cada vez mais “promotor e fornecedor de segurança internacional”. 

O Ministro fez questão de enviar uma saudação aos 434 militares que se encontram a cumprir missões fora de Portugal, no quadro das Nações Unidas, da União Europeia e da NATO, no Afeganistão, na Colômbia, no Iraque, no Kosovo, no Mali, na República Centro Africana e na Somália.

Relembrou ainda o empenhamento deste ramo no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através das “ações de proteção civil, e em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e de melhoria da qualidade de vida das populações”, como foi o caso, ainda há duas semanas, em que o Exército ajudou a devolver a eletricidade ao município de Soure, na sequência da tempestade Leslie.

O Dia do Exército 2018 arrancou no dia 20 de outubro com o evento dedicado à tecnologia, onde marcou presença a Secretária de Estado da Defesa Nacional. A exposição do Museu Militar do Porto (25-out), a Conferência “D. Afonso Henriques - Patrono do Exército” (26-out), a Homenagem aos Antigos Combatentes (27-out) e o concerto da Orquestra Ligeira do Exército (26-out), foram algumas atividades inseridas no programa das comemorações.

 ​

Atualizado em: 16-11-2018 01:14 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer