Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
PRÉMIO DEFESA NACIONAL E AMBIENTE

Criado em 1993, por despacho conjunto dos Ministros da Defesa e do Ambiente, o Prémio Defesa Nacional e Ambiente (PDNA), destina-se a galardoar a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que, de acordo com os princípios da Defesa Nacional, melhor contributo preste, para a qualidade do ambiente numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território e da proteção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade.

A versão do PDNA de 2014 teve como vencedor a Unidade de Apoio ao Reduto Gomes Freire (UARGF), com o projeto “Eficiência Energética como Motor para um Sistema de Gestão Ambiental na Unidade de Apoio ao Reduto Gomes Freire”.

Dois propósitos fundamentais estiveram na origem deste projeto. Por um lado, sensibilizar os colaboradores da UARGF para as questões ambientais. Por outro lado, promover e contribuir para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente, através da redução dos custos financeiros derivados do consumo de energia elétrica e da promoção de iniciativas ligadas à eficiência energética, desenvolvendo um processo empreendedor e ousado, susceptível de ser aplicado em larga escala.

Ao PDNA foram apresentadas mais 4 candidaturas a concurso com projetos apresentados pelas seguintes entidades:

o    NRP Viana do Castelo – Pelo Ambiente, sempre Vigilantes. Um Compromisso Renovado”;

o   FLOTILHA/SANFLOT “Oficina de Apoio a Navios Comprometida com o Ambiente”;

o   Regimento de Infantaria nº 3 – Requalificar o Montado”;

o   Aeródromo de Manobra nº 1 – Reutilizar. Não é desperdício”.

De referir que o projeto do NRP Viana do Castelo, Pelo Ambiente, sempre Vigilantes. Um Compromisso Renovado” obteve uma menção honrosa pela qualidade do trabalho apresentado.

De acordo com o regulamento e continuando a tradição do PDNA, este ano, as candidaturas referentes a trabalhos desenvolvidos pelas Forças Armadas no ano de 2015 (PDNA 2015) deverão ser enviadas à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional até 31 de Março de 2016.

 

 

 

Lista de CandidaturasRegulamento do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente

Directiva Ambiental Directiva Ambiental 

Atualizado em: 16-02-2016 15:11 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITE
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer