Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
Portugal recebe o Congresso Europeu de Salvamento Marítimo 
 
 
O Secretário de Estado da Defesa Nacional marcou presença na abertura da reunião que visa promover a partilha de estratégias ao nível da busca e salvamento marítimo

O Congresso Europeu de Salvamento Marítimo realiza-se, pela primeira vez, este ano em Portugal. A reunião que propicia o intercâmbio de conhecimentos entre os atores internacionais na área do salvamento marítimo, e que decorreu no Clube Naval de Cascais, entre 14 e 16 de novembro, contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa (SEDN), Marcos Perestrello, na sessão de abertura.

Do painel de intervenientes que compunham a sessão inaugural constavam, também, o Chefe do Estado- Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, o Presidente da Internacional Maritime Rescue Federation (IMRF), o Capitão Udo Helge Fox, e o Vice- Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Perante os 60 delegados inscritos, Marcos Perestrello frisou que “a segurança marítima deve ser um assunto que não conhece fronteiras”. Analisando o modelo nacional de busca e salvamento marítimo, alertou para o esforço encetado pelo governo para dotar o Instituto de Socorro a Náufragos “com pessoas mas também com equipamentos, para que as melhores e mais avançadas ferramentas lhes estejam disponíveis”, para que este continue a ser um “modelo de sucesso que responda às várias necessidades nacionais”.

Em declarações aos jornalistas, o SEDN referiu que a realização do International Maritime Rescue, em Portugal, é o “reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto de Socorros a Náufragos”, que ao longo dos anos tem alcançado “elevados níveis de salvamento marítimo”.

O Chefe do Estado-Maior da Armada na sua intervenção acrescentou que Portugal deve continuar a reforçar “este modelo de serviço de busca e salvamento marítimo para que se torne mais resiliente e adaptável às situações mais inesperadas”, sendo a “cooperação, a interoperabilidade e troca de informação entre todas as organizações” um ponto fulcral para continuar a “assegurar um sentimento de segurança merecido por aqueles que, diariamente, trabalham no mar.”

Subordinada ao tema, “Leading SAR into the Future”, a reunião conta com a presença de vários intervenientes, das mais diversas áreas ligadas ao Salvamento Marítimo. Inclui, ainda, um painel dedicado às indústrias de defesa nacional, sendo o último dia reservado para uma demonstração das capacidades portuguesas.

Atualizado em: 05-01-2017 10:14 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer