Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
NRP Sines já se encontra a flutuar 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, assistiu à cerimónia de flutuação do terceiro Navio Patrulha Oceânico, o futuro NRP Sines

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, assistiu à cerimónia de flutuação do terceiro Navio Patrulha Oceânico, o futuro NRP Sines, durante a sua visita à West Sea – Estaleiros Navais, na qual tomou conhecimento do projeto de construção de mais dois patrulhas oceânicos para a Marinha Portuguesa e de algumas propostas de construção de navios que possam vir a equipar a Marinha.

Azeredo Lopes pretendeu, com esta visita, “assinalar a concretização de etapas marcantes no desenvolvimento de um projeto que são tão estruturantes para a Marinha e, obviamente, para a Defesa Nacional”. Para o Ministro, este projeto “tem um grande significado político, tem um grande significado prático e tem um grande significado nacional”, traduzindo a “relação virtuosa entre aquilo que é a Defesa Nacional, as suas necessidades, a concretização das suas capacidades”, tal como a “relação virtuosa entre a indústria nacional, ou com forte componente nacional e as capacidades das Forças Armadas aqui especificamente da Marinha”.

“Queria registar que os prazos foram cumpridos, os procedimentos, o planeamento funcionaram, isto implicou uma relação muito profissional, muito competente” entre “a Marinha e aqueles que a representaram neste processo e a West Sea”, afirmou Azeredo Lopes, realçando o facto de os “estaleiros de Viana do Castelo terem cumprido de forma absolutamente cabal aquilo que estava contratualizado”, que para isso “também contribuiu muito a competência técnica da Marinha”.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que também participou na visita, afirmou que a “Marinha fica mais equipada” o que permite dar resposta a outras “responsabilidades” como a “vigilância e salvaguarda de um espaço”, que nos traz a “extensão da Plataforma Continental”. Esta enalteceu também o “trabalho de qualidade” do estaleiro numa indústria que é uma das “peças fundamentais da economia do Mar”.

Estiveram presentes neste evento o Vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, o Secretário de Estado das Pescas, o Presidente do Conselho de Administração da West Sea, o Presidente do Conselho de Administração da Edisoft, o Chefe de Estado- Maior da Armada e demais autoridades relacionadas com o projeto.

O futuro NRP Sines iniciou o seu processo de construção em fevereiro de 2016, quando foram cortadas as primeiras peças. Em maio desse ano estava o primeiro bloco construído, em junho fez-se a primeira ligação de blocos e, em julho, foi feito o assentamento de blocos. Em maio de 2017, o navio foi dado como construído, aprovado em termos de estrutura, colocado a flutuar e atracado para prosseguirem os trabalhos de construção e instalação de todos os equipamentos.

 

Atualizado em: 17-05-2017 21:12 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer