Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
ÁREA RESERVADA
Modernização tem de ser compensada por esforço de preservação da memória 
 
 
“A capacitação e modernização têm que ser compensadas por um esforço de preservação da memória daquilo que somos e de como chegámos aqui”

“A capacitação e modernização têm que ser compensadas por um esforço de preservação da memória daquilo que somos e de como chegámos aqui”, afirmou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, durante a assinatura do protocolo de cooperação entre a Defesa Nacional e o Município de Portimão, na passada segunda-feira, em Alvor, destacando o novo papel da Estação Salva-Vidas de Alvor.

A antiga Estação Salva-vidas de Alvor, cedida pela Defesa Nacional ao Município de Portimão, será transformada em núcleo museográfico dedicado à história do salvamento marítimo e das fainas marítimas da Vila de Alvor. O salva-vidas ‘Alvor’, que zelou pela comunidade piscatória durante 50 anos, será o elemento principal do Centro Interpretativo, disposto ao centro da sala, sendo animado com uma representação virtual das tripulações, com imagem e som. O ‘Alvor’ manter-se-á vivo, navegando duas a três vezes por ano, em passeios comentados.

Marcos Perestrello sublinhou o reconhecimento da missão permanente dos salva-vidas por parte da Defesa Nacional, patente no “esforço” que tem sido feito, “no último ano e meio, de modernização e capacitação da Autoridade Marítima Nacional”, equipando-a com “novas embarcações” e abrindo “concurso para admissão de pessoal para as estações salva-vidas”.

O Secretário de Estado recordou o “esforço de modernização das próprias estações salva-vidas” e o reforço da vigilância marítima através da instalação em Vila Real de Santo António e em Sagres de duas novas unidades do sistema Costa Segura. Porém, “esta capacitação e modernização têm que ser compensadas por um esforço de preservação da memória daquilo que somos e de como chegámos aqui”, considerou Marcos Perestrello.

Atualizado em: 01-03-2017 17:28 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer