Saltar para o conteúdo principal
HOME
ATUALIDADE
MULTIMÉDIA
LIGAÇÕES
Defesa preparada para receber Papa Francisco 
 
 
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, integra a delegação portuguesa que recebe o Papa Francisco, amanhã, às 16h00, na Base Aérea Nº 5, em Monte Real, Leiria.

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, integra a delegação portuguesa que recebe o Papa Francisco, amanhã, às 16h00, na Base Aérea Nº 5, em Monte Real, Leiria. À noite, o Ministro da Defesa estará presente em Fátima, para participar na Procissão das Velas.

A Base Aérea Nº5 mais uma vez será a porta de entrada do Papa Francisco em Portugal, à semelhança das visitas dos Papas Paulo VI, em 1967, e João Paulo II, em 1991. É a partir desta base, situada a 40 quilómetros de Fátima, que operam as duas esquadras de F-16, responsáveis pela defesa do espaço aéreo português.

As Forças Armadas têm estado empenhadas no planeamento e execução da receção do Papa Francisco desde a primeira hora, em articulação com as Forças de Segurança, participando no dispositivo Especial de Proteção e Socorro à Visita Papal, com um reforço das capacidades de policiamento aéreo, nomeadamente através da criação de zonas de exclusão aérea e da implementação de um sistema anti-drone; disponibilização de três EH-101 para transporte do Papa, do séquito restrito, permanecendo um EH101 de reserva.

Foram ainda reforçadas as capacidades de apoio sanitário tanto da Força Aérea como do Exército. O Exército, no terreno desde o dia 8 de maio, apoia a população durante a visita apostólica com equipas de emergência preparadas para reanimação, socorro e extração e uma equipa de apoio sanitário com tendas para apoio a peregrinos e tratamento de doentes.

Para além de responsável pela deslocação aérea do Papa em solo português, a Força Aérea assegurou o transporte do Papamóvel, que já se encontra em solo português desde a tarde de 9 de maio.

Atualizado em: 11-05-2017 21:47 
QUEM SOMOS CONTACTOS MAPA DO SITIO
Desenvolvido por ATASA, Centro de Dados da Defesa/SG/MDN @ 2012 Defesa Nacional - Optimizado para Internet Explorer